Como Escolher um Japamala?



Escolher o japamala perfeito parece complexo e difícil com tantas cores, estruturas, modelos e materiais, mas na verdade é muito fácil.

Há quem saiba exactamente o que procura, mas também quem tenha dificuldades e procure ajuda. Tenho vindo ao longo dos anos a ajudar algumas pessoas com mais dificuldade a encontrar o japamala adequado e percebi que a minha resposta era sempre a mesma: "Escute a sua intuição! Pode ouvir a sua voz interior a guiá-lo para o Tal japamala ou escolha aquele que "prender" o seu olhar. Aquele que o atrair é aquele que foi construído para si."

Acredito que o japamala é que nos escolhe e não ao contrário. A nossa intuição só nos aponta o caminho para ele.


O que considerar na escolha?

- Escolher com a intuição. Aquele que lhe despertar a atenção, prender o olhar ou provocar sensações físicas (a mim dá-me "cócegas no estômago")... é esse o seu japamala e não procure mais e nem se deixe manipular pela mente com pensamentos de dúvida "se calhar é melhor este ou aquele" ou "mas este combina com mais roupas", etc. É a mente a enganá-lo.

- Se tem dificuldade em escutar a sua intuição, saiba que as cores do japamala contêm um significado assim como os cristais e madeiras têm características benéficas para o bem estar. Procure aqui no blog os artigos correspondentes. 

- Não se baseie nas opiniões das outras pessoas. Ninguém sabe melhor o que precisa trabalhar ou curar em si do que a sua intuição. O que funciona com os outros, pode não funcionar consigo.

- Escolha sempre materiais naturais. Fico chocada sempre que vejo japamalas com contas de plástico. Não é japamala, não é nada. Não é bom para si, nem para o ambiente.

- Compre sempre a quem saiba o que está a vender e tenha especial cuidado porque algumas lojas e feiras especializadas fazem apenas revenda e não conhecem verdadeiramente o japamala. Nem todos os japamalas que se vendem são de facto japamalas. Uma forma de ver é pelo número de contas ou pela estrutura caso tenha divisões. Há japamalas que nem a conta Meru têm que é tão simbólica. Aqui no Namaskar, os japamalas são a nossa paixão e somos especialistas na sua construção. Pode ler mais sobre a anatomia do japamala aqui.

- Escolher o estilo. Existem 4 nas estruturas indiana e tibetana (japamalas de 108 contas): 108 contas seguidas, zen, mantra e tibetano. Todos servem para a prática da meditação e da recitação de mantras. O que difere entre eles é a possibilidade de fazer paragens (se assim quiser) em cada divisão.

- No caso dos japamalas de pulso (as pulseiras) verifique o número de contas. É nas pulseiras que vejo uma maior confusão quanto ao total de contas. O número total multiplicado por x deve totalizar 108 contas (quer na estrutura indiana quer tibetana). Na estrutura tibetana existem ainda as pulseiras de 21 e de 28 contas que são as excepções, mas também tradicionais.

- Comprimento de um japamala de 108 contas: varia consoante o diâmetro das contas. Quanto mais pequenas, mais curto é o colar. Os de 6mm geralmente ficam ao nível do peito, enquanto que os de 8mm terminam ao nível do umbigo. Os de 8mm são mais fáceis para manusear na contagem de mantras e orações.

- Considere o peso do japamala. Um japamala de madeira é mais leve, enquanto que um totalmente construído com cristais é muito pesado. Pode escolher um japamala feito com combinação de ambos os materiais.

- Quanto ao valor de troca, geralmente os cristais são mais caros que as madeiras e sementes (depende do cristal, da madeira e da semente), mas existem madeiras e tipos de sementes (incluindo alguns tipos de rudraksha) que são muito valiosos pela sua raridade.

- Desconfie dos preços demasiado baixos sobretudo nos japamalas de cristais.

- Mesmo que não se sinta atraído esteticamente por um japamala, mas por alguma razão que não consegue explicar ficou "preso" a ele, escolha esse.

- Evite comprar os japamalas que vêm em caixas ou bolsas de plástico.


Posso oferecer um japamala?

Pode, mas considere os seguintes aspectos:

- A cor favorita da pessoa a quem vai oferecer. É uma forma de criar uma ligação entre essa pessoa e o japamala. Pode considerar a cor das contas, mas também do tassel (a franjinha). Pode ver os significados das cores do japamala aqui e do tassel aqui.

- O signo astrológico. Pode oferecer um japamala que contenha cristais que ressoam com o signo da pessoa. Pode ver quais são aqui.

- A pessoa a quem vai oferecer tem forte ligação com a natureza? Gosta de caminhar? Prefira tons da natureza ou da terra.

- Que planos/intenções/sonhos tem essa pessoa actualmente? Escolha um japamala com características que vão de encontro a esses sonhos.

- Pense na pessoa em questão e estabeleça uma ligação espiritual com ela. Escolha de acordo com a intuição.

- Pode escolher através do elemento do Feng Shui relacionado com o ano de nascimento da pessoa. Descubra qual é aqui.

- Na hora de embrulhar o japamala não o coloque em caixas de plástico. Cada japamala que enviamos segue numa pequena caixa de cartão que já funciona como caixa de presente.



Fonte(s): Golden Lotus Mala

Artigos relacionados


Outras Finalidades do Quartzo Cristal

Outras Finalidades do Quartzo Cristal

Apesar da sua simplicidade e aparência "vulgar", o quartzo cristal é um dos cristais mais poderosos que existem e um dos mais versáteis. Enquanto que a maioria dos cristais contém uma energia muito específica, o quartzo cristal pode ser (...) Ler mais

Escala da Consciência - Em que Frequência está a Vibrar?

Escala da Consciência - Em que Frequência está a Vibrar?

Durante os muitos anos que exerceu psiquiatria, David Hawkins começou a observar nos seus pacientes níveis comuns de sentimento, pensamento e acção. Percebeu que os desafios e evolução das pessoas dependiam dos seus níveis de (...) Ler mais

Significado de um Japamala Partido

Significado de um Japamala Partido

Na tradição do budismo, do hinduísmo e até do ioga, um japamala partido simboliza a quebra de um ciclo. Um ciclo de sofrimento, de descoberta espiritual e de libertação de karma. É um sinal positivo na continuação da longa caminhada (...) Ler mais