Onde colocar uma estátua do Buda



Não existem registos que mencionem as regras de colocação das estátuas do Buda transmitidos pelo próprio Buda Gautama, mas ao longo dos tempos foram adoptadas algumas práticas que se tornaram comuns nas várias filosofias budistas. Falaremos sobre a colocação das estátuas do Buda de acordo com a corrente budista Theravada, muito comum em países como o Laos, Cambodja, Sri Lanka, Myanmar e Tailândia e por alguns grupos minoritários na Índia, no Bangladesh, na China, no Nepal e no Vietname.


Num Altar

Primeira prática fundamental que demonstra elevado respeito: nunca coloque uma estátua do Buda ou outras imagens budistas directamente no chão.

No budismo Theravada, a estátua deve ser colocada num altar com vários níveis para colocação de várias estátuas. Este altar consiste numa mesa de madeira, habitualmente trabalhada com várias mesas empilhadas e em tamanhos que vão diminuindo até ao topo, fazendo uma espécie de escada. No entanto, nas zonas rurais do sudeste asiático, as famílias quase não têm mobiliário e é aceitável a estátua ser colocada sobre um pequeno tapete de tecido ou esteira. O importante é que a estátua fique mais elevada em relação à pessoa, não sendo possível, a elevação de pelo menos 1cm do chão, sobre um tapete, já é simbólico. 


Numa Sala de Orações

Também chamada de Puja. É uma divisão dedicada à prática espiritual de oferendas, orações, adoração, prostrações, meditações, estudo do Dharma, é um espaço sagrado livre de objectos ofensivos para o Buda. Nele são colocados incensários, velas e flores frescas. Deverá ser uma sala confortável onde podem ser colocadas almofadas de meditação e onde nunca deverá entrar com os sapatos calçados.


Numa Sala Comum

Nem todas as casas e famílias podem ter uma sala reservada para a colocação das estátuas, mas estas podem ser colocadas num sítio especial numa sala comum onde sejam tratadas com respeito. Neste caso, deverão ser seguidas as seguintes práticas:

- Não colocar a estátua num sítio onde os pés de alguém possa apontar para ela. Se apontar um dedo ao Buda ou a um monge é altamente desrespeitoso, apontar os pés é ainda mais ofensivo.

- Manter essa zona livre de objectos mais elevados que a estátua.

- Não colocar a estátua perto de frigoríficos nem outros objectos muito largos ou muito altos.

- Nunca colocar nenhuma estátua, nem nenhum outro objecto budista numa casa-de-banho.

- Evitar colocar estátuas ou outros objectos budistas num quarto ou outra divisão onde haja actividades fogosas (não é necessário mais detalhes).

- Não colocar a estátua junto de estendais. Ter a roupa interior e as meias penduradas acima da estátua não é muito boa ideia.

- Não colocar a estátua em parapeitos de janelas ou sobre lareiras.


Em Prateleiras

Um altar não deve ser construído numa prateleira, uma vez que deverá estar "enraizado". Logo, uma mesa com "os pés assentes na terra" é a melhor opção. Contudo, uma estátua para veneração pode ser colocada numa prateleira e é bastante comum nas cidades da Tailândia (é conhecida como Hing Phra). Esta deverá ficar bem alta e pode ser constituída por várias prateleiras para colocação de várias estátuas e amuletos, sendo que a estátua do Buda histórico fica acima de todas as outras.




Num Jardim

É bastante comum encontrarem-se estátuas do Buda Gautama a decorar jardins de pessoas não budistas.

Embora os budistas sugiram sempre a aprendizagem do Dharma antes da colocação de uma estátua, não se sentem de forma alguma ofendidos por pessoas não budistas colocarem desadequadamente as estátuas nos seus jardins mas sugerem que se sigam algumas práticas:

- Geralmente as estátuas utilizadas em jardins representam o Buda sentado em lótus ou em pé.

- Colocar a estátua de forma a que não toque o chão.

- Colocar a estátua mais elevada nem que seja simbolicamente. Um pedestal ou um canteiro elevado são boas opções. Pode também criar um monte de pequenas pedras, com mais ou menos a mesma forma, e colocar sobre elas a estátua.

- Ocasionalmente, pode queimar 3 varetas de incenso ou colocar 3 flores frescas à frente da estátua como sinal de respeito e veneração.


Colocação de Várias Estátuas num único sítio

É bastante vulgar. Nos templos budistas são utilizados grupos de mesas devocionais mais baixas e à frente da mesa principal onde está a imagem maior do Buda histórico. São nestas pequenas mesas que são colocadas as outras imagens.

Não devem ser colocadas imagens de religiões e filosofias diferentes no mesmo altar, contudo é bastante comum verem-se estátuas de divindades chinesas e hindus misturadas com outras budistas. Não há qualquer problema, desde que nunca (NUNCA) se coloquem estátuas ou outras imagens dedicadas à deusa hindu Kali (deusa da destruição). Conta a lenda, segundo algumas linhagens budistas, de que a deusa Kali teria matado vários monges budistas.

São também frequentes imagens de monges respeitados no mesmo local das estátuas. Na Tailândia também é comum colocar-se uma pequena representação, pintura ou amuleto do Rei Rama V.


Numa Casa-de-Banho

Nunca. Nunca colocar uma estátua ou qualquer outra imagem ou objecto budista numa casa-de-banho, incluindo plantas sagradas no budismo como a árvore Bodhi (uma espécie de figueira). É muito ofensivo.

Pode queimar incensos, acender velas e até mesmo meditar enquanto está deitado na banheira, mas não coloque imagens do Buda.


Para Trazer Prosperidade

Algumas casas têm as estátuas do Buda no canto esquerdo da entrada de casa para trazer prosperidade, mas é um tema totalmente relacionado com o Feng Shui que trata a harmonização da energia (Chi). A filosofia budista diz que as estátuas devem ser colocadas num local apropriado, limpo, respeitoso, num sítio elevado e afastado de objectos que possam ser considerados impuros.


Na Porta de Entrada

Na tradição budista, a estátua pode ser colocada junto à porta de entrada virado para dentro de casa para lembrar a quem sai, os ensinamentos do Buda. O mundo pode ser um lugar difícil com muitos desafios a superar diariamente, e ver a estátua do Buda como a última imagem que viu quando deixou a serenidade do seu lar, pode ajudá-lo a manter essa serenidade durante o dia e canalizá-la para superar obstáculos.

Resgatando o tema do Feng Shui, a estátua do Buda pode ficar na entrada de casa, mas virado para quem entra para dar as boas vindas e preencher a pessoa com energias positivas. A sugestão é totalmente oposta à filosofia budista, mas respeita a linha de estudo da energia que é o Feng Shui e não está, portanto, incorrecto. Aliás, todas as sugestões referem-se ao Budismo Theravada e terá também, naturalmente, as suas diferenças para o Budismo Mahayana.


Veja como construir um altar budista aqui.



Fonte(s): The Buddha Garden


Artigos relacionados


O Poder do Mantra

O Poder do Mantra

Um mantra consiste numa palavra, numa frase, ou em várias frases, em geral numa língua sagrada como o sânscrito, ou traduzida de um idioma para outro. Um mantra pode gerar influências de cura em todos os níveis, de maneira geral ou (...) Ler mais

Construir um altar budista

Construir um altar budista

Um altar é um espaço sagrado dedicado a imagens que representam fé, devoção e respeito. É um lugar puro, sagrado, de luz, de amor e de gratidão. No budismo, o altar é também um espaço de reflexão, de prática espiritual (...) Ler mais

As 8 Taças de Oferendas

As 8 Taças de Oferendas

Qualquer altar budista tibetano mais básico contém oito taças de oferendas incluindo o porta-velas. Cada oferenda contém um simbolismo profundo e pretende estimular a nossa própria generosidade para podermos alcançar mérito e sabedoria (...) Ler mais

Produtos relacionados