O que é isto da energia?


O Universo é energia. Tudo é feito de energia.

A energia que constitui o corpo humano é a mesma que compõe uma montanha. Pode parecer incompreensível que algo que não tem vida e não sofre mudanças tenha a mesma origem de uma planta que vive, cresce e se desenvolve constantemente. Todavia, o frágil procede da mesma fonte do denso.

Essa energia une o Universo!


Força Vital Universal

O conceito de força vital universal encontra-se em inúmeras tradições orientais.

Na medicina ayurvédica indiana e no ioga é conhecida como Prana; na medicina tradicional chinesa, baseada no Taoismo, é conhecida como Chi ou Qi, que mais tarde se tornou Ki no Japão.

Na tradição cristã, alguns estudiosos admitem que as referências à Luz aludem à mesma noção.

Segundo Mantak Chia, no seu livro Awaken Healing Light of the Tao, esta força vital pode ser definida como energia, ar, alento, vento e essência vital. Em suma, ela é a energia criadora do Universo. Quando essa energia sai de um corpo ou de uma planta, a vida deixa de existir.

Embora outras culturas aceitem há muito tempo a ideia de uma energia universal ou força vital que permeia todas as coisas, a cultura ocidental é mais reticente. Primeiro, as crenças sobre a natureza do Universo foram muito influenciadas por uma religião em que os seres humanos eram superiores ao resto da Criação e pelo conceito de um Deus que criou o mundo mas que "vivia" fora dele. Segundo, à medida que a ciência se desenvolveu e que muitas mentes começaram a questionar a ideia de Deus, as pessoas passaram a querer provas antes de aceitar uma determinada afirmação.

Nos últimos cinquenta anos, os físicos pesquisaram a matéria e concluíram que o que sustenta toda a matéria, em todas as formas, é a energia. Essa energia vibra em diferentes frequências, e é por isso que uma pedra é mais sólida e mais densa do que um corpo humano.

A ideia de que tudo é formado a partir de uma única fonte de energia é muito importante quando se trata de trabalhar com energia, seja através do Reiki, do Tai Chi ou de outros métodos e técnicas.

Se tudo no Universo é criado a partir de uma única fonte, então todas as coisas, animadas ou inanimadas, estão interligadas. Isso significa que estamos constantemente a interagir uns com os outros, influenciando-nos uns aos outros como se fôssemos um corpo gigantesco.



Estamos todos interligados


O trabalho com energia

Embora a energia do Universo seja ilimitada, ela é limitada nas criaturas vivas. Na prática chinesa Chi Kung (ou Qigong), a crença é de que nascemos com energia em abundância.

Quando somos jovens, temos condições de reabastecer as nossas reservas de energia; quando envelhecemos, porém, não conseguimos repor a energia usada com a mesma facilidade. O resultado é a falta de energia que pode causar doenças ou a perda da capacidade de viver conforme o nosso verdadeiro potencial.

O trabalho com energia para reverter, ou pelo menos aliviar, essa perda de energética faz parte de inúmeras práticas. Por exemplo, o Chi Kung ensina que praticando uma série de movimentos podemos cultivar a energia e recuperar o estado de equilíbrio. No ioga, o exercício respiratório chamado Pranayama produz o mesmo resultado. No Reiki, a energia provém do Universo e é transmitida pela palma das mãos para reequilibrar a força vital. Esse estado de equilíbrio possibilita-nos usufruir a vida, encontrar satisfação e sentir a nossa ligação com tudo o que nos rodeia.

Assim, é em tradições espirituais como o Taoismo, o Budismo e o Hinduísmo que devemos procurar as práticas física e mentais que nos ensinam a trabalhar com a energia e o seu poder de curar a nossa vida e a vida das outras pessoas. Parece ironia o facto de muitos, e não apenas os cristãos, considerarem Jesus como o maior dos curandeiros e todavia ao longo de quase dois mil anos ninguém ter prestado atenção ao que este disse sobre cura, acreditando tratar-se de um dom divino concedido somente a ele. Entretanto, quando baptizou os apóstolos com o Espírito Santo (que se assemelha muito à forma de sintonização da energia adoptada no Reiki), Jesus afirmou claramente que todos podiam curar como ele.

É preciso dizer que trabalhar com energia não implica acreditar em Deus ou ter uma religião. O trabalho com energia pode resultar simplesmente do desejo de melhorar a sua vida em todos os aspectos. Pode ser combinado com uma prática espiritual ou constituir uma forma de prática espiritual em si mesmo.


Como sentir a energia?

Eis um exercício básico para experimentar a energia como uma força que podemos sentir e com a qual podemos trabalhar:

1. Erga as mãos à frente até à altura dos olhos. Coloque as palmas voltadas uma para a outra e afastadas cerca de 30cm.

2. Aproxime lentamente as palmas até a uma distância de 15cm e em seguida leve-as novamente à posição original.

3. Repita este movimento várias vezes, até sentir um campo de energia entre as palmas. Ao aproximar as palmas das mãos, sentirá uma certa resistência da energia entre elas.


Fonte(s): The Reiki Bible: The Definitive Guide to the Art of Reiki de Eleanor McKenzie

Artigos relacionados


Chakra Cardíaco

Chakra Cardíaco

O Chakra Cardíaco é o quarto dos 7 principais chakras. Este chakra é a central de energia mediana do sistema energético humano. Sendo o chakra do meio, medeia entre o corpo e o espírito e determina a sua saúde e força. (...) Ler mais

Chakra do Terceiro Olho

Chakra do Terceiro Olho

O Chakra do Terceiro Olho é o sexto dos 7 principais chakras. Este chakra envolve as nossas capacidades mentais e de raciocínio, e a nossa apetência psicológica na avaliação das nossas convicções e atitudes. O chakra do terceiro olho (...) Ler mais

O que é a Frequência Vibracional e como a Elevar

O que é a Frequência Vibracional e como a Elevar

Costumamos ouvir frequentemente sobre a necessidade de "elevarmos a nossa vibração". Mas o que significa isso exactamente? Sabemos que tudo no Universo consiste em energia que vibra em frequências específicas. Podemos (...) Ler mais

Produtos relacionados