Praticar a Gratidão



A prática regular da meditação da consciência pode, por um lado, abrir as nossas mentes para as muitas bençãos que temos na vida, ajudando-nos a evitar tomá-las como garantidas. Por outro lado, quando aproveitamos as oportunidades para expressar gratidão pelas coisas na nossa vida, tornamo-nos mais atentos e mais conscientes. Pode-se dizer que gratidão e consciência são complementares.

Portanto, não é surpreendente que a maioria dos sistemas religiosos e espirituais tenham rituais para transmitir gratidão. O costume cristão de dizer uma oração de agradecimento antes das refeições é um deles, ou o conceito judaico de hakarat hatov, que significa "reconhecer o bem" ou ainda a décima quarta surata do Alcorão que proclama "se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei".

A gratidão e a sua contraparte, a generosidade, podem ajudar-nos a sentirmo-nos mais ligados aos outros.

Quando reconhecemos o que os outros nos dão e o que lhes damos, todos beneficiam. Assim, pode ser útil praticar uma meditação de gratidão (ver abaixo).


Enviar agradecimentos

Escrever uma carta, bilhete ou enviar uma mensagem em que diz a alguém como o aprecia e por que razão, pode ser um exercício poderoso para ambos, remetente e destinatário.


Manter um diário de Gratidão

Outra forma muito popular de cultivar a valorização é manter um diário de gratidão, no qual regista as coisas pelas quais se sente grato.

O psicólogo Robert A. Emmons mostrou que isso funciona melhor se fizer um esforço consciente para ver como "presentes" as coisas que escreve.

Quando se senta para escrever um diário de gratidão, reserve de antemão alguns momentos para se acalmar e respirar, para que seja sentido.


Ter um pote da Gratidão

Há quem pratique a gratidão através de pequenos bilhetinhos depositados num pote ou frasco.

Este foi um excelente exercício para mim que criei o hábito de diariamente colocar um bilhete dobrado com, pelo menos uma situação do dia pela qual fui grata. Tive dias menos bons, em que tudo parecia correr mal ou em que uma única situação "arrumava" o meu dia, e nesses momentos tinha que parar, respirar e procurar no meu interior, lá bem no fundo, algo de bom pela qual era grata. Encontrei sempre algo, o facto de acordar, de respirar, de ser saudável, de ter uma família maravilhosa que amo tanto, ter comida, mas também (quando a minha mente deixava) agradecia pelas situações más porque aprendia e com elas tornava-me mais forte.

Com a mudança de casa, perdi o hábito do pote, pelo menos fisicamente, mas com toda a certeza foi um hábito saudável que pretendo recuperar.

Deixar a Gratidão espalhar-se

Mas a gratidão não precisa de ser, e não deve ser, uma acção que se executa de vez em quando.

Pode tornar-se uma atitude que se mantém durante todas as horas em que se está acordado.

Assim, por exemplo, pode ganhar o hábito de perceber os pequenos serviços que outros executam e agradecer-lhes. Se um condutor simpático permitir-lhe que faça uma inversão de marcha, não se esqueça de lhe agradecer. Se alguém lhe segura a porta aberta, olhe a pessoa nos olhos, sorria e agradeça alto e claro.

Faça questão de verbalizar aos outros sempre que fizerem algo que aprecia.

Talvez, se se sentir grato pela presença de alguma pessoa em particular, possa escrever-lhe uma carta ou nota dizendo o porquê.

E mesmo em épocas difíceis, a maioria de nós tem muito pelo que se sentir grato.


Meditação da Gratidão

Esta meditação ajuda a recordar que devemos ser gratos, mesmo quando emocionalmente estamos fragilizados com algo.


1. Procure uma posição confortável. Pode sentar-se com as costas direitas ou deitar-se. Escolha como se sentir melhor.

Feche os olhos e relaxe o corpo.

Volte o foco para a sua respiração. Inspire e expire calmamente. Observe o ar a entrar e a sair dos pulmões. Inspire e expire.

Sinta-se a relaxar a cada respiração.

Diga interiormente a seguinte frase "estou grato por esta oportunidade de estar presente no aqui e agora".

Inspire e expire.


2. Volte agora o seu foco para os seus sentidos. Continue a inspirar e expirar calmamente.

Diga "Estou grato por tudo o que posso ouvir, cheirar, sentir e tocar neste momento".

Foque-se nas suas capacidades e diga "Estou grato pela minha capacidade de andar e de me mover, de pensar e de imaginar".


3. Enquanto inspira e expira, foque-se agora nos seus bens materiais e e diga para si mesmo "Estou grato por todos os presentes que tenho na minha vida neste momento".


4. Reflicta sobre as pessoas que foram uma influência positiva na sua vida, a sua família, amigos, colegas, vizinhos, aquele estranho simpático que amavelmente o ajudou no outro dia e diga "Estou grato por todas as pessoas que apareceram ou se cruzaram na minha vida".

Inspire e expire.


5. Traga agora a sua atenção para o exterior imaginando a imensidão do mundo em que vivemos. Observe a beleza do planeta durante uns momentos.

Diga a si mesmo "Estou grato por todas as riquezas do mundo em que vivemos".

Descanse alguns minutos enquanto aprecia a imagem que está a visualizar na sua mente.


6. Diga "Estou grato pela dádiva da vida".

Permita-se desfrutar deste sentimento de gratidão por tudo o que tem.


7. Traga a sua atenção para o presente e comece a sentir o corpo.

Pode abrir os olhos e espreguiçar-se.



Fonte(s): Secrets of Meditation de Kim Davies (adaptado)

Artigos relacionados


Enfrentar desafios com a Casca de Côco

Enfrentar desafios com a Casca de Côco

Simboliza o momento de transição e de reflexão interior. Ajuda na análise daquilo que acumulamos e se isso nos é útil no caminho que queremos seguir. Num mundo consumista, é fácil acumularmos mais do que aquilo que as nossas (...) Ler mais

  • 0
Obsidiana Mogno - A Eliminadora de Bloqueios

Obsidiana Mogno - A Eliminadora de Bloqueios

A Obsidiana Mogno pode ajudar a limpar o segundo chakra (sacral) de energias negativas e resíduos de mágoas antigas. Tais fixações podem bloquear o fluxo de energia criativa da pessoa ou criar problemas em toda a expressão (...) Ler mais

  • 0
Como Preparar e Montar uma Grelha de Cristais

Como Preparar e Montar uma Grelha de Cristais

As grelhas proporcionam inúmeros benefícios. Podem criar abundância, proteger um espaço e neutralizar toxicidades. Podem atrair o amor para a vida ou enviar uma intenção de perdão e de cura. Podem ser construídas (...) Ler mais

  • 0

Produtos relacionados