O carrinho de compras está vazio!
No contexto do japamala budista, as 108 ilusões representam uma vasta gama de pensamentos, emoções e estados mentais — desde os desejos sensoriais e apegos emocionais até à ignorância sobre a verdadeira natureza da realidade.O número 108 é, acima de tudo, simbólico: representa a totalidade das ilusões que um praticante pode encontrar no caminho da existência humana — as contaminações mentais que mantêm o ser preso ao ciclo de sofrimento (samsara).
A forma tradicional de compreender este número deriva de uma estrutura profundamente enraizada nos ensinamentos budistas:
Existem 6 sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato e consciência (sem consciência, os outros 5 não podem ser interpretados).
Cada um desses sentidos pode ser experienciado de 3 formas: positiva, negativa ou neutra. Isso gera 6 × 3 = 18 sensações.
Estas 18 sensações podem surgir quando estamos ligados ou separados do objeto de desejo, totalizando 18 × 2 = 36 paixões.
E essas 36 paixões existem em três tempos: passado, presente e futuro. Assim: 36 × 3 = 108 contaminações da mente.
A seguir, exploraremos as 108 ilusões, não como uma lista rígida, definitiva ou com uma ordem específica, mas como representações simbólicas dos desafios mentais e emocionais que cada conta do japamala convida a reconhecer, enfrentar e transcender — oportunidades para a transformação interior e a libertação do ciclo do samsara:
A conta Meru marca o início e o fim da prática com o japamala, mas é muito mais do que isso: é a presença do sagrado, o mestre, a montanha sagrada, o ponto de retorno e o símbolo profundo da ligação entre o mundo terreno e a consciência espi Ler mais
Do estilo Zen ao Mantra, das tradições indianas às tibetanas, cada estilo oferece uma prática única na arte de contar contas sagradas. Neste artigo, exploraremos uma fascinante jornada através dos diversos estilos do Japamala e a (...) Ler mais
Reflexões para a Vida: 108 Frases Budistas Inspiradoras, oferece uma compilação cuidadosamente seleccionada de pensamentos budistas que transcendem as fronteiras temporais e culturais. Estas 108 reflexões não prometem transformações (...) Ler mais