O carrinho de compras está vazio!
Grounding é um termo espiritual que se refere ao equilíbrio da energia espiritual com o corpo físico e, por sua vez, a sua conexão com a Mãe Terra. Por outras palavras é um "enraizamento", uma ligação consciente entre corpo e terra, a sensação de estar no aqui e agora.
É especialmente importante para trabalhadores da energia para se manterem em equilíbrio, mas qualquer pessoa pode praticar. O grounding é uma excelente "ferramenta" de bem-estar pois pode ajudar a aumentar a sensação de segurança, a reduzir medos e a ansiedade, a acalmar ataques de pânico, a aumentar o foco, a acalmar situações de irritabilidade, etc.
Quem está consciente do grounding sabe reconhecer facilmente quando não está enraizado que é quando sente cansaço, tonturas, desconexão, instabilidade, irritabilidade, visão turva, sensação de estar a flutuar, atordoamento,... Todos sinais de que há um acumular de energia que deve ser libertada, escoada. Ao reestabelecer o grounding, há novamente uma ligação entre corpo físico e Terra que ajuda a libertar esse excesso de energia reequilibrando-a.
Existem diversas técnicas, contudo nem todas funcionam com todas as pessoas. O que funciona com uns, pode não funcionar com outros. Vejamos algumas:
- Visualizar ou sentir raízes a crescerem nos pés em direcção à terra
- Visualizar ou sentir uma espiral ou um cordão a formar-se no chakra raiz até à terra
- Comer vegetais sobretudo tubérculos
- Contemplar a natureza e relaxar
- Actividades físicas como yoga
- Pedras de cura para grounding (hematite, unakite, pedra lava, quartzo fumado, ónix, turmalina preta, madeira petrificada, olho de falcão,...)
Nada como experimentar algumas técnicas e perceber qual a que funciona melhor. Pode ser uma, pode ser uma conjugação de várias. Experimente descalçar os sapatos, muitas vezes são um "entrave" a um bom enraizamento.
Depois de experiências espirituais intensas, é fundamental estabilizar-se, basicamente por duas razões:
- Por um lado, o estado energético de um ser humano, devido às intensas experiências espirituais, às vezes pende demasiadamente para a área Yang, o que não é surpresa. Afinal, a maior proximidade com o espiritual encontra-se também nesta qualidade de energia. O espiritual, celestial por si só, é chamado Tai Yang em chinês - o Grande Yang. Porém, tendemos a viver num mundo mais orientado para o Yin e precisamos de nos sintonizar novamente com ele depois de uma profunda experiência espiritual para prosseguir com a nossa vida de cada dia. Às vezes o organismo consegue fazer isso muito bem num período de tempo relativamente curto (até uma hora) sem ajuda. Mas em muitos casos a energia da pessoa precisa de muitos dias ou até mais tempo para realizar a mudança necessária ao ambiente de vida que lhe é natural, o mundo material, sem ajuda.
- Por outro lado, muitos bloqueios são desfeitos e então os seus componentes devem ser eliminados do organismo o mais rápido possível.
Para quem pratica Reiki, pode enraizar-se com grande eficácia. Para tal, deve tratar a área anterior da planta do pé até ao meio do pé por imposição das mãos ou por tratamento à distância. Os iniciados no 2º nível podem, além disso, aplicar o símbolo de intensificação do poder nessa mesma área. Por vezes, é importante aplicar previamente um tratamento nos joelhos e tornozelos pois todos os tipos de energia podem facilmente ficar congestionados nessas regiões, reduzindo a eficácia dos tratamentos na planta dos pés. Quando o Reiki é aplicado na planta dos pés, as forças e informações que não são adequadas ao corpo podem sair com mais facilidade. São facilmente eliminadas dos bloqueios pelas experiências espirituais intensas devido ao aumento correspondente das vibrações das energias vitais, se foram antes "congeladas" devido aos vários tipos de trauma e bloquearam o metabolismo material e energético. Através do grounding com o Reiki, os sintomas que foram produzidos pelas forças desarmoniosas dissolvidas desaparecem rapidamente.
Como referido acima, as pedras de cura também podem ser utilizadas como ferramentas eficazes de grounding. Cada pedra tem a sua energia e função. Aqui falaremos de algumas pedras de estabilização:
- Turmalina Preta: atrai o excesso de energia com muita eficácia, promovendo uma atitude mental serena e atenta. Harmoniza pensamentos negativos e o stress.
- Ónix: ajuda-nos a não prender aos sentimentos e a não ficarem muito activos. Estimula a circunspecção e a disciplina. Transmite a sensação agradável de estar em solo firme.
- Olho de Falcão: ajuda a chegar às profundezas da experiência espiritual com a mente e com os sentimentos. Serena e relaxa. Age contra perspectivas e julgamentos dogmáticos.
- Madeira Petrificada: exerce um efeito calmante e ajuda a recolocar-nos em solo firme.
- Walnut: fortalece o sentido de identidade e de autoconsciência
- Crab apple: sustenta a purificação energética e emocional
- Clematis: ajuda a sair do mundo de sonhos das ilusões e voltar à terra
- Aspen: ajuda a dissolver os medos provocados pela experiência
Fonte(s): Energy Muse, O Grande Livro de Símbolos do Reiki de Mark Hosak e Walter Lübek, Namaskar
O Chakra Raiz ou da Base é o primeiro dos 7 principais chakras. Este chakra contém o poder tribal. Arquetipicamente, a palavra tribal conota identidade de grupo, força de grupo, força de vontade de grupo e convicções de grupo. Todos estes (...) Ler mais
É talvez a pedra mais antiga do mundo e a mais abundante. Apesar do seu aspecto tosco, a Pedra Lava possui uma energia natural vibrante e desde sempre que é usada em diversas culturas por todo o mundo devido às suas inúmeras (...) Ler mais
Costumamos ouvir frequentemente sobre a necessidade de "elevarmos a nossa vibração". Mas o que significa isso exactamente? Sabemos que tudo no Universo consiste em energia que vibra em frequências específicas. Podemos (...) Ler mais
6,00€
Colar com pendente gaiola com Obsidiana Preta.O uso regular traz inúmeros benefícios à saúde física, emocional e espiritual. Energia: Protecção Psíquica e GroundingPedra: obsidiana pretaTamanho da gaiola: ø2.5cm Cordão: couro encerado com acessório
Os porta-velas de sal dos Himalaias são uma ótima escolha para quem procura criar um ambiente tranquilo e relaxante.Feitos a partir de sal rosa extraído dos Himalaias, estes porta-velas são conhecidos pelas suas propriedades naturais e calmantes. Ao
5,00€
Colar com pendente de turmalina negra.O uso regular traz inúmeros benefícios à saúde física, emocional e espiritual. Energia: Purificação e ProtecçãoPedra: Turmalina NegraTamanho da pedra: 1-2cm (aprox.)Cordão: couro encerado com acessórios metálic
As garrafinhas mágicas de cristais são uma forma poderosa de incorporar a energia dos cristais no seu dia-a-dia.Com cristais cuidadosamente selecionados, cada garrafinha contém uma combinação de cristais que trabalham para promover o equilíbrio,