Entender a Ansiedade {com EXERCÍCIO}



Bloqueio Físico

A ansiedade é um medo sem objecto.

A pessoa que dela sofre vive na expectativa dolorosa de um perigo impreciso, imprevisível.


Bloqueio Emocional

A ansiedade tem por efeito, na pessoa que dela sofre, bloquear a capacidade de viver no momento presente. A pessoa está em contínua inquietação.

Refere-se muito ao passado, ao que soube ou viveu, ou ao que alguém viveu. É uma pessoa com imaginação fértil e ocupa-se demasiado em imaginar coisas que nem sequer são prováveis.

Espreita continuamente sinais que possam provar que tem razão em se inquietar.


Bloqueio Mental

Assim que se sente uma crise de ansiedade a aproximar-se, a pessoa deve tornar-se consciente de que é a imaginação que se está a sobrepôr e a impedir de gozar o momento presente.

Deve decidir que nada tem a provar. É o que é, com os seus defeitos e qualidades, como qualquer pessoa.

Face ao desconhecido, deve ter mais confiança na sua intuição e que, se lhe for dada uma oportunidade, saberá guiá-la.

É também do interesse da pessoa que sofre de ansiedade, ter mais confiança nas pessoas que a rodeiam. Deve permitir-lhes que a ajudem à sua maneira.


Para conhecer o bloqueio espiritual que a(o) impede de responder a uma necessidade importante do seu SER, deve responder às seguintes questões.

As respostas a essas perguntas trarão mais informações sobre a causa real do seu problema físico.


1. Bloqueio Físico

Quais são os qualificativos que melhor podem descrever o que vivo no meu corpo e como me sinto com este problema?

(A resposta representa o que vive face à pessoa ou situação que desencadeou o mal)


2. Bloqueio Emocional

a) Este mal-estar impede o quê na minha vida?

(As respostas a esta pergunta representam um ou mais desejos bloqueados)

b) A minha resposta à pergunta anterior impede-me de SER o quê na minha vida?


3. Bloqueio Mental

Se me permitisse ser... (repetir a resposta da pergunta anterior), em geral na minha vida, o que me poderia acontecer de desagradável ou de não aceitável? E eu, julgar-me-ia ou os outros julgar-me-iam do quê?

(A resposta à última pergunta corresponde à crença não benéfica que bloqueia o ou os seus desejos e impede que se realize a sua necessidade, criando assim o problema físico, neste caso, a ansiedade.


Bloqueio Espiritual

A resposta à pergunta 2b, indica-lhe a necessidade legítima do seu SER e essa necessidade é bloqueada pela crença que acaba de descobrir.



Meditação

1. Escolha um espaço onde não possa ser perturbado com barulhos. Silencie o telemóvel. Diminua ou apague as luzes. Pode acender velas e/ou incensos que ajudarão a criar um ambiente sereno. Pode ficar em silêncio ou pode colocar uma música de fundo,  como sons da natureza, ondas suaves a rebentarem na praia, a água do rio a correr,... a escolha é a que for mais relaxante para si.

2. Pode segurar, se assim quiser, um cristal em cada palma da mão durante a meditação. 

3. Sente-se ou deite-se conforme lhe for mais confortável. Descontraia o corpo e, consciente ou inconscientemente, deixe-se entrar num estado de conexão entre corpo, mente e espírito.

4. Percorra mentalmente o seu corpo como um scanner e localize as zonas que possam estar tensas. Ao fazê-lo estará a tornar-se consciente das sensações presentes no seu corpo, desde a cabeça aos dedos dos pés.

5. Respire lentamente. Observe as sensações que ocorrem dentro do seu corpo a cada inspiração e expiração. Sempre que surgir um pensamento, simplesmente observe esse pensamento e imagine-o a afastar-se e foque-se novamente na respiração. Não crie expectativas, nem julgue, nem se martirize por a sua mente vaguear constantemente. Acontece com frequência e lembre-se que não procura perfeição, mas sim progressão.

6. A cada inspiração visualize uma luz branca a percorrer todo o seu corpo e a cada expiração visualize toda a ansiedade e tensão a saírem do seu corpo através da respiração.

7. Foque-se na respiração o tempo que desejar. Se só puder meditar 5 ou 10 minutos, é bem melhor do que nada.

8. Finalize, lentamente, fazendo regressar a mente e tomando consciência do corpo e abra os olhos. Agradeça pelo relaxamento e clareza que a meditação lhe trouxe.

Algumas Pedras de Cura que podem ajudar

Carregue consigo diariamente uma pedra no bolso ou numa peça de bijuteria.

Pode também preparar um elixir com um destes cristais ou colocar em ambientes (grelhas de cristais, drusas, obeliscos, geodes, etc). Faça limpezas energéticas regulares.

Apofilite - Liberta bloqueios mentais e padrões de pensamento negativos. Permite ultrapassar a ansiedade, as preocupações e os medos. Acalma a apreensão e permite que a incerteza seja tolerada.

Calcite Azul - Relaxa os nervos e as ansiedades, libertando as emoções negativas.

Cerusite - Alivia a tensão e a ansiedade, mostrando como se adaptar à mudança necessária. Ajuda a promover a extroversão, mais do que a retirar-se das situações.

Pirite - Útil na melancolia e no desespero profundo. Alivia a ansiedade e a frustração e impulsiona a autoestima e a confiança.

Kunzite - Encoraja a autoexpressão e permite a livre expressão de sentimentos. Ajuda a ajustar-se à pressão da vida. Reduz a ansiedade relacionada com o stress.

Quartzo Rutilado - Alivia a ansiedade, medos e fobias. Suaviza estados de espírito negativos e actua como antidepressivo.

Ametista - Dissipa a raiva, a fúria, o medo e a ansiedade. Alivia a tristeza e a dor emocional. Permite ultrapassar dependências e bloqueios de todos os tipos.

Turmalina Negra - Ajuda na libertação de comportamentos obsessivos ou compulsivos, elimina aflições e ansiedades crónicas.

Quartzo Rosa - Liberta e substitui a energia negativa por vibrações de amor. Fortalece a empatia e incentiva afirmações positivas. Liberta emoções e dores emocionais reprimidas.

Ágata Azul Rendada - Ajuda a acalmar e a relaxar trazendo paz de espírito. Contrabalança a repressão e a supressão de sentimentos que resultam do medo de ser julgado e rejeitado.

Crisocola - Encoraja a autoconsciência e o equilíbrio interior. Transmite confiança. Desenvolve o poder pessoal e ajuda a ultrapassar fobias.



Fonte(s): Ton Corps Dit: Aime-Toi! de Lise Bourbeau, SivanaEast

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