Limpeza e Activação de Cristais



Os cristais são "ferramentas" muito eficientes para gerar energia e purificar pessoas e ambientes, mas só funcionam quando são devidamente activados. Antes, precisam de ser purificados e posteriormente vão exigir limpezas regulares para que continuem a actuar com o máximo de eficácia.


Primeiro que tudo...

Como escolher um cristal

Ou será o cristal a escolhê-lo a si?

Os cristais, ou pedras de cura, têm inúmeras propriedades terapêuticas e espirituais que o podem atrair. Informe-se primeiro antes de adquirir um para ter a certeza de que vai cumprir o seu propósito.

Outra forma é pegar num cristal e mantê-lo na mão durante um minuto ou dois. Sinta as sensações que lhe transmitem. Fique atento a formigueiros, dormência, sensação de pequenos choques eléctricos. Se sentir alguma destas sensações, então acaba de escolher a sua pedra.


Como limpar

Existem muitas formas de limpar cristais.

A que irá ouvir mais será a limpeza com água e sal (mistura feita em casa ou água do mar) que é uma técnica um pouco controversa. Não há dúvidas quanto à eficácia do sal na limpeza de energias, mas no que toca a cristais não é muito aconselhável. Não só danifica pedras solúveis como a selenite, como corrói outras tantas como a hematite e a magnetite.

Utilizando só água, o efeito é igual. As pedras solúveis ou estratificadas vão ficar danificadas. Outras perdem o brilho como a sodalite, a malaquite, o lapis-lazuli, etc. Se excluir estas, pode lavar as outras em água corrente durante uns breves instantes ou aproveitar um dia de chuva para esse efeito. Outro cuidado especial a ter em atenção é a diferença de temperaturas da água e das pedras que, sendo considerável, poderá resultar em rachadelas.

O sol é outra opção, mas também não é para qualquer pedra. A não ser que não se importe de ver as cores vivas das suas pedras ficarem pálidas, nem sequer pense no assunto. Se ainda assim quiser arriscar, porque o sol tem imensos benefícios energéticos, então coloque as suas pedras logo ao amanhecer e deixe-as por umas 5-6 horas no máximo.

A lua, também é largamente mencionada como uma excelente técnica de limpeza, e é de facto, mas é preciso fazer coincidir a limpeza com a fase da lua cheia. Coloque as pedras afastadas umas das outras ao ar livre ou na janela para serem banhadas pelo luar a noite toda. Não se esqueça de as retirar antes do amanhecer e tenha especial atenção à humidade da noite. Se necessário coloque uma toalha ou um pano por cima. Faço uma destas limpezas especialmente quando há duas luas cheias no mesmo mês ou uma super lua cheia.

Incensos são o meu método favorito (pelo menos um deles). Queime um incenso da sua preferência e envolva cada pedra no fumo, rodando para que o fumo chegue a todo o lado. Este é um método perfeitamente seguro para todas as pedras, mas quando já se tem uma "colecção" considerável, é um processo... para demorar...

Os defumos também são um bom método de limpeza. É rápido e o ideal para quem tem muitos cristais. A técnica é idêntica à do incenso. Basta queimar e passar o fumo pelas pedras. Aproveite o fumo para fazer também uma limpeza espiritual à casa e aos seus objectos. Uma das melhores ervas de limpeza é a salva que pode encontrar em qualquer loja esotérica já pronta a queimar.

Enterrar na terra é uma técnica que me desperta curiosidade, mas só de imaginar os meus geodes cheios de terra ou nunca mais voltar a encontrar os meus cristais... esqueço logo a ideia. A terra ajuda a remover as impurezas energéticas e a devolver a neutralidade às pedras.

São bem conhecidos os efeitos dos mantras e podem também ser utilizados como ferramentas de limpeza. Experimente entoar o mantra OM sentindo a vibração no seu peito e na garganta. Essa vibração irá chegar também às suas pedras e promover a limpeza.

Coloque a sua intenção de limpar a pedra. Quanto a mim, é o mais importante de todas os métodos e de todos os trabalhos espirituais. Coloco sempre a minha intenção de limpeza e activação quando ainda estou a envolver as pedras no fumo do incenso.

Através da oração ou decretos de limpeza também se conseguem bons resultados.

Há quem utilize o fogo como transmutador de energias. Aqui a técnica consiste em passar a pedra pela chama de uma vela muito rapidamente pedindo pela transmutação da energia. Várias pessoas questionam a cor da vela. Pessoalmente acho indiferente, claro que não vamos escolher uma vela preta para uma limpeza espiritual, mas nesta técnica pede-se pela transmutação da energia através do fogo, mas se fizer questão de escolher uma cor, escolha branca que simboliza a pureza ou violeta que é a cor da transmutação e a mais elevada da espiritualidade.

Se tiver uma grande capacidade de visualização, pode imaginar a sua pedra a envolver-se em luz rosa pedindo pela sua limpeza energética ao mesmo tempo que visualiza as impurezas a serem removidas. Pode visualizar também uma chama violeta sobre a sua pedra para transmutar as energias.

Existem alguns sprays de limpeza à venda em lojas esotéricas, mas nunca experimentei. Contêm líquido e a humidade não é muito benéfica para algumas pedras como já referi acima.

O som é uma técnica fantástica para remover impurezas energéticas. Este também é um dos meus métodos de limpeza e faço-o com o som de taças tibetanas. Podem ser taças tibetanas, tingshas (címbalos tibetanos), gongos, etc. O som emite uma vibração poderosa que vai fazer com que as pedras libertem as impurezas.

Os praticantes de Reiki também podem fazer a limpeza energética dos cristais. Praticantes de 2ª nível podem utilizar os símbolos de cura mental e emocional e o intensificador do poder.

Pedras de limpeza para limpar pedras! Muito se diz em relação à selenite e às suas capacidades de limpeza, mas a cornalina é muito mais eficaz e tem dupla função, limpa e recarrega. Este é outro dos métodos que utilizo na limpeza que a ajuda também a manter.


Quando limpar

A regularidade da limpeza vai variar de acordo com a utilização que dá às pedras.

A primeira limpeza é, claro, após a compra da pedra.

Se utilizar as pedras para uma sessão de cura, deverá limpá-las logo após cada tratamento.

Mas se o uso que dá não tiver como finalidade uma cura, se for para o ajudar a dormir melhor com uma pedra debaixo da almofada ou carregar diariamente uma pedra no bolso para se sentir protegido ou mais confiante, então uma limpeza semanal é suficiente.

Pedras sujeitas a portadores ou até mesmo ambientes muito stressantes, energias densas, situações de tensão elevada, devem ser limpas frequentemente.

Para finalizar, pode fazer uma limpeza mensal ao luar (lua cheia) se der muito uso às pedras ou pelo menos uma vez a cada 3 meses se o uso não for muito regular.


Activação e Programação das Pedras

Como já foi mencionado acima, a colocação da intenção tem o papel mais importante e fundamental em todo o trabalho espiritual.Após a limpeza energética, é altura de activar a pedra de cura. Para tal, segure a pedra nas suas mãos concentrando-se nela e imaginando-a envolta em luz branca ou rosa e diga em voz alta:

"Eu dedico este cristal (ou pedra de cura) ao bem supremo de todos e que seja utilizada em nome da luz e do amor".

Mantenha-se focado na pedra e na sua intenção por alguns instantes.

Se pretender programar o cristal para um propósito específico (cuja a energia do cristal esteja em sintonia), afirme com clareza e determinação o que pretende dizendo:

"Eu programo este cristal para (e descreva o que pretende)".

Converse com o seu cristal, fale-lhe do coração, estabeleça uma conexão com ele, sintonize-se com ele, e sempre que o programar peça sempre para o bem supremo de todos.


Guardar Cristais

Algumas pedras são muito delicadas e sensíveis e podem danificar-se com facilidade. Se não estiverem em uso, é preferível que as coloque num pequeno saco (preferencialmente aveludado e preto) para as proteger da exposição solar.

Se tiver cristais muito grandes que não possam ser movidos, que estejam num altar sagrado ou espalhados pela casa tenha o cuidado de os manter afastados da exposição solar. Lembre-se que a luz forte desbota as cores dos cristais.


Os cristais são seres de luz enviados para nos ajudar no nosso processo de evolução espiritual. Saber usá-los requer entrega de coração e alma. 


Namasté _/\_


Comentários

Comentar

Avaliar

Produtos relacionados