O meu Cristal não Funciona



Algumas pessoas dizem-me: os meus cristais não funcionam!


Vou começar por falar do meu primeiro contacto com cristais.

Comprei o meu primeiro cristal há mais de 25 anos. Escolhi uma ágata. Uma linda fatia de ágata amarela. Na altura não sabia o que era nem imaginava sequer que as pedras pudessem oferecer benefícios mentais, emocionais, espirituais e físicos.  Para mim era apenas uma pedra como nunca tinha visto, linda sim, mas simplesmente uma pedra.

Hoje, com a percepção e sensibilidade que tenho, percebo que nada foi um acaso (o acaso não existe). O Universo conspirou para que aquela pedra viesse até mim. Colocou-me naquela exposição, despertou-me a atenção para aquela banca e para aquelas pedras e colocou aquela pedra específica na minha mão. No meio de tantas pedras, era aquela que tinha que escolher. Tinha que ser minha para me ajudar a ultrapassar aquela fase da minha vida emocionalmente turbulenta para que pudesse ter estabilidade no caos. Sei disso agora e faz-me tanto sentido que parece que sempre soube que assim tinha sido. Sei que aquela pedra escolheu-me a mim e não eu a ela e que tinha que estar presente naquela parte da minha vida. Não é também coincidência tê-la "perdido" quando deixou de fazer sentido tê-la para aquela função. Hoje, aquela compra tão "natural" foi na verdade premeditada pela minha intuição porque espiritualmente estava mesmo a precisar.


Os cristais cumprem a sua função independentemente da nossa sensibilidade ou abertura para a espiritualidade, mas devemos ter alguns cuidados quer na escolha quer na "manutenção" para que continuem sempre a fazer o seu trabalho da melhor forma possível. Então, o que pode fazer com que os cristais não funcionem (ou deixem de funcionar)?


Escolher o Cristal Certo

Cada cristal tem uma característica e energia únicas. Encontrar a pedra adequada pode parecer um grande desafio, mas é muito fácil. Lembra-se da história da ágata?

Escolha a que "chamar" por si, aquela que lhe puxar o olhar ou lhe saltar para a mão ihihih. Certa vez, enquanto vasculhava um cesto de cristais à procura da "tal" calcedónia, saltou-me uma ponta de quartzo cristal para a mão. Percebi imediatamente que era aquela que precisava e a calcedónia ficou lá (querer é da mente, precisar é do espírito).

Dependendo da sensibilidade de cada pessoa, há relatos de quem tenha sentido pequenos choques eléctricos, formigueiros, sensação de paralisia na mão, pontadas ou "alfinetadas" em certas partes do corpo, insights, etc, quando pegaram numa determinada pedra. É a sua forma de dizerem "escolhe-me a mim" :)

Não compre baseado nas opiniões dos outros, nem sugestões, recomendações, nem pelas experiências. O que é bom para os outros, pode não ser adequado a si. Melhor do que ninguém, a sua intuição sabe o que é melhor para si. O mesmo cristal pode trabalhar de uma forma diferente de pessoa para pessoa mesmo se as situações forem idênticas. Posso comprar um pedaço de quartzo rosa para manifestar o amor na minha vida porque a minha amiga comprou um e agora vai casar, mas no meu caso o quartzo pode ensinar-me a melhorar o meu amor próprio porque é disso que preciso. Não posso amar ninguém se não me amar a mim primeiro, ou, compro um citrino para manifestar riqueza porque me foi recomendado na loja que era o melhor para o efeito e o citrino pode efectivamente ajudar-me a manifestar abundância mas de saúde e mostrar-me que essa é que é a minha maior riqueza. São exemplos. A cura pode não ser aquela que idealizámos na nossa mente.

Escolha baseado na sua intuição. E assim que sentir que a escolha está feita não se deixe manipular por pensamentos como "oh mas esta é muito mais gira", ou "ah mas esta é mais perfeita e maior". Estes pensamentos são a mente a iludi-lo. Faça a primeira escolha, a da intuição, que é aquela que não lhe dá tempo sequer para analisar.


Limpeza Energética

Limpeza, limpeza, limpeza. Estou sempre a reforçar a importância da limpeza energética antes de usar o quer que seja, cristais, japamalas, etc etc. É tão importante!!

Então vamos lá. Sempre que comprar um cristal novo faça sempre (sempre sempre) uma limpeza energética. Existem vários métodos que pode ler aqui.

O meu preferido é o do fumo do incenso. Basta queimar uma vareta ou cone e passar o cristal pelo fumo várias vezes rondando-o para que o fumo entre em todos os lados. Geralmente enquanto o faço, coloco-lhe boas intenções, transmito-lhe bons pensamentos e energias (quando estou sozinha digo em voz alta). O som das taças tibetanas também é maravilhoso, mas quando utilizo esta técnica opto por ficar em silêncio embalada no som vibrante.

Algumas pessoas sugerem água e sal. Eu prefiro não o fazer e digo por experiência porque já danifiquei algumas pedras.

Utilizar só água pode ser benéfico, mas há que conhecer bem as pedras porque nem todas podem estar em contacto com a água.

Eis alguns exemplos de limpezas mais específicas que pode fazer:

A Ametista pode ser submersa em água durante 48 horas. Depois é só secar com um pano de algodão limpo.

A Turmalina Negra pode ser eficazmente limpa se for coberta com arroz (integral) durante 24 horas para remover as energias negativas acumuladas. Depois deite o arroz fora.

O Quartzo Cristal pode ser limpo com água corrente. É bastante eficaz. Deixe por cerca de 1 minuto (por cristal). Melhor ainda é utilizar este método num rio.

Uma limpeza que funciona bem com a Ónix é o fumo dos aglomerados de ervas (sálvia branca é o melhor).

A Pedra da Luz pode ser "banhada" pelo luar e a Pedra do Sol pode ficar ao ar lvre desde o nascer ao pôr-do-sol.

Limpeza Energética Periódica

Lembre-se que os cristais são muito pessoais e não devem ser tocados por outras pessoas.

Se o seu cristal tiver sido tocado por alguém, tiver estado num ambiente energeticamente "pesado" ou numa situação tensa, faça uma limpeza antes de o usar novamente.

Os cristais absorvem energias e devem ser limpos com regularidade. Quanto mais utilizar, mais energia ele recebe. Faça pelo menos uma limpeza semanal.


Onde Usar

Algumas pedras precisam de estar em contacto directo com a pele, outras no campo de energia da pessoa, outras funcionam bem nos ambientes, outras funcionam lindamente em elixires e ainda outras que funcionam em todas as situações.

Antes de utilizar um cristal pesquise sobre a melhor forma de o usar para que possa tirar partido de todos os seus benefícios.


Os Cristais e o Plástico

Plástico não é bom. Ponto.

Os cristais armazenados em sacos ou caixas de plástico têm as suas energias adormecidas e devem ser despertadas o que implica muito trabalho de activação e leva tempo.

Opte por guardar os seus cristais em sacos de algodão ou linho, caixas e cestos de madeira, verga, cortiça ou mesmo metal. Materiais naturais.

Evite comprar aqueles cristais que vêm naquelas caixinhas de acrílico todas bonitinhas. Os cristais estão adormecidos. Recuse os sacos de plástico nas lojas e bancas de cristais. Leve o seu próprio saco de pano ou papel de casa e se o tamanho não se justificar pode colocar na mala ou no bolso. Se comprar uma pedra grande, tenho a certeza que encontrará também uma alternativa ao plástico.

Se colocar os cristais numa carteira verifique se é de algodão. Evite colocá-los em carteiras com componentes plásticos.


Acredito que em cada cristal reside um Ser de Luz e que ao escolhermos uma peça, a nossa intuição está em directa comunicação com esse Ser. Cuide sempre dos cristais com amor, dedicação, respeito e muita gratidão e terá consigo um mestre no seu crescimento espiritual.



Artigos relacionados


Limpeza e Activação de Cristais

Limpeza e Activação de Cristais

As pedras de cura só funcionam quando são activadas. Antes, precisam de ser purificadas e posteriormente vão exigir limpezas regulares para que continuem a actuar com o máximo de eficácia. Primeiro que tudo... Como escolher um cristal? (...) Ler mais

Pirite - o "Ouro" da Saúde e Bem-Estar

Pirite - o "Ouro" da Saúde e Bem-Estar

A Pirite ressoa com as energias da Terra e do fogo. Permite que a pessoa se ligue à energia da Terra e canalize essa energia através do corpo. É um excelente escudo de energia. Bloqueia as energias negativas e os poluentes de qualquer (...) Ler mais

Unakite - Um Cristal de Visão

Unakite - Um Cristal de Visão

A Unakite é uma pedra de visão. Equilibra as emoções com a espiritualidade. Facilita a eliminação gradual de maus hábitos, especialmente a gula e o consumo excessivo de álcool. Ensina a paciência e a persistência e recorda à pessoa (...) Ler mais

Produtos relacionados