Cuidados a ter com o Japamala



Cuidados a ter com o Japamala

Um japamala pode durar anos e anos. Pode durar uma vida inteira apesar do uso frequente.

Mas, para prolongar a vida de um japamala, há que ter alguns cuidados na sua manutenção, seja a sua utilização como um acessório ou como ferramenta espiritual:


- Não puxe, enrole ou estique. Lembre-se que é uma peça que o acompanha no seu caminho e merece respeito.

- Não empreste nem deixe que seja tocado por outras pessoas. É uma peça muito pessoal.

- As contas de cristal podem ser muito robustas ou mais frágeis consoante o cristal. Alguns têm pequenos veios ou fragmentos naturais que se formam durante o crescimento do cristal e que os tornam mais propensos a fissuras se manuseados ou atingidos com força. Por isso, ao pousar o japamala faça-o com delicadeza. Não coloque objectos por cima. E tenha especial atenção para não o deixar cair.

- Tenha especial cuidado junto a fontes de fogo e calor como fogões, velas, lareiras, etc, para evitar que o lume atinja o cordão ou o tassel.

- Retire sempre o japamala antes de tomar banho e se possível antes de lavar as mãos (ou pelo menos afaste-o mais no pulso).

- Não faça exercício físico com o japamala.

- Não exponha o japamala a produtos químicos e agressivos. Retire antes dessas tarefas.

- Não coloque perfume ou outros produtos cosméticos sobre o japamala.

- Guarde sempre num local protegido, limpo e arrumado. Uma caixa, cesto ou tigela (preferencialmente de materiais naturais) servem para o efeito ou se preferir no seu altar ou sobre uma estatueta sagrada.

- Mantenha o japamala num local protegido de animais para não o roerem ou arranharem.

- E muito importante, mantenha o japamala fora do alcance das crianças. Não somente pelo risco de dano, mas sobretudo por uma questão de segurança devido ao risco de estrangulamento ou engasgamento (no caso de o japamala romper).

- Peças metálicas do japamala em contacto com água ou humidade podem oxidar. Neste caso, pode polir com pasta dentífrica (esfregue, deixe secar e depois limpe com um pano seco e macio).

- Esporadicamente hidrate as contas de madeira com um óleo vegetal (por exemplo óleo de côco).

- Os tassel de algodão são mais duráveis e robustos, mas tendem em emaranhar-se com mais facilidade. Neste caso, penteie com os dedos ou com um pente fino.

- Os tassel de seda são mais confortáveis e macios. O fio é aveludado e agradável ao toque o que faz aumentar o hábito de o enrolar com os dedos, mas também aumenta a probabilidade de enfraquecer os fios fazendo-os soltar.

- Evite deixar o japamala pendurado por muito tempo. Como é uma peça mais pesada, sobretudo se tiver contas de cristal ou muitas peças metálicas, fará com que o cordão fique mais fragilizado nessa zona.



Artigos relacionados


Os Símbolos de Kuan Yin e Seus Significados

Os Símbolos de Kuan Yin e Seus Significados

Kuan Yin aparece-nos representada com diversos símbolos cujos significados diferem de uns para os outros. Temos representações da Kuan Yin segurando um ramo de salgueiro, a Kuan Yin sentada sobre a flor de lótus, a pisar um dragão, a (...) Ler mais

  • 0
6 Cuidados Essenciais a ter com o Japamala

6 Cuidados Essenciais a ter com o Japamala

Nunca é demais repetir os cuidados a ter com o japamala. O último artigo que escrevi sobre isto mesmo, mas de uma forma geral. Agora vou abordar aqueles que considero serem os cuidados mesmo essenciais. Independentemente da utilidade que cada (...) Ler mais

  • 0

Produtos relacionados