A Simbologia de Ganesha



Ganesha carrega uma grande simbologia.

Tem 108 nomes e 32 formas (falaremos delas noutro artigo) e geralmente é apresentado com 4 braços, embora existam outras representações em que Ganesha surge com 2, 6, 8, 10 ou 16 braços e muito raramente com 5 cabeças.

Nas suas mãos podem ser vistos diferentes objectos que variam consoante o propósito da representação.

Das inúmeras simbologias, que variam consoante a representação de Ganesha, destacamos as seguintes:


1. Cabeça grande

Sabedoria e pensar grande.


2. Orelhas grandes

Ouvir mais e falar menos. Enquanto ouvintes, digerimos a informação sábia e descartamos o desnecessário. Também simboliza Ganesha a escutar atentamente as orações dos seus devotos.


3. Olhos pequenos

Simboliza o poder de concentração. Os olhos dos elefantes conseguem ver pequenas coisas mesmo à distância ensinando que não devemos julgar nem ver as coisas de uma perspectiva estreita. Não devemos julgar o livro pela capa, devemos ter a capacidade de olhar para o todo de forma justa.


4. Boca pequena

Falar menos e apenas o que for essencial.


5. Tromba

Símbolo do discernimento, a capacidade de discernir o certo do errado. Símbolo da adaptabilidade, todas as tarefas, grandes ou pequenas, devem ser executadas.


6. Uma única presa (dente)

Representa a única verdade ou a não dualidade. A presa partida simboliza as imperfeições do mundo material impermanente.


7. Terceiro olho

Simboliza a visão do mundo com sabedoria espiritual.


8. Barriga grande

O mundo inteiro está contido em Ganesha, e aceita tudo o que é bom ou mau com a mesma benevolência. Representa a capacidade de absorver todas as experiências agradáveis ou desagradáveis do mundo com graciosidade.


9. Modak (doce indiano)

Simboliza a iluminação que oferece felicidade.


10. Tigela de laddu (doce indiano)

Geralmente aos pés de Ganesha. Representa os luxos do mundo inteiro ao pés de Ganesha que podem ser alcançados com determinação. A mente (simbolizada pelo rato que representa os desejos) será obviamente atraída por eles, mas devemos seguir o caminho do Dharma, ser uma flor de lótus no mundo.


11. Mão aberta

Representa Ganesha a abençoar os seus devotos indicando também que pode satisfazer os seus desejos.


12. Machado numa das mãos

Simboliza a capacidade de controlar a mente e de eliminar os desejos mundanos, libertando os devotos da tristeza e da dor. Tem também o poder de cortar os obstáculos. É também um dos símbolos do seu pai, Shiva.


13. Gancho

Uma das faces do machado, também conhecido como aguilhão ou ankus que serve para treinar os elefantes. Representa o poder e capacidade de direccionar os seus devotos no caminho certo.

14. Corda numa das mãos

Geralmente junto da flor de lótus. Representação de como os desejos mundanos são como um laço e Ganesha pega nessas ilusões libertando os devotos dos seus efeitos. Por outro lado utiliza esse "laço" para levar os seus devotos a alcançarem a verdade e o divino.


15. Bola de arroz numa das mãos ou um Modak

Em algumas representações Ganesha tem uma bola de arroz ou um modak. Simboliza o fruto doce do Sadhana (prática espiritual diária).


16. Cana-de-açúcar

A comida preferida dos elefantes. A alma anseia pela libertação e não é fácil quebrar a casca do ego (tal como a cana-de-açúcar), mas uma vez conseguido o resultado é muito doce.


17. Martelo

O símbolo de Ganesha como o patrono das artes, dos ofícios e dos escultores.


18. Tridente na testa ou numa das mãos

Simboliza Shiva, o seu pai, mas também o passado, o presente e o futuro.


19. Posição das pernas

Uma perna descansa no chão e a outra está flectida. A perna no chão indica que precisamos de desempenhar os nossos deveres mundanos (como os deveres para com a família) enquanto que a perna flectida indica que não nos devemos esquecer do divino que habita em nós. Vivermos o mundo material sem nos esquecermos do mundo espiritual.


20. Rato

Símbolo dos desejos e das paixões mundanas que precisam ser superadas.


21. Flor de lótus

O símbolo da pureza e da iluminação. Viver o mundo material sem nos deixarmos controlar por ele.


22. Serpente

Simboliza a kundalini que todos devemos despertar neste tempo de vida.


23. Livro

Geralmente aos pés de Ganesha. Símbolo de Ganesha como o deus da sabedoria, da educação, do aprendizado e do conhecimento.


24. Lua crescente

A lua crescente que leva ao crescimento espiritual e à obtenção de moksha (libertação do ciclo de nascimento e morte).


25. Om

O som cósmico que representa Brahman (a alma suprema ou o conhecimento supremo). Geralmente representado na mão aberta que abençoa.


26. Swastika

Um dos símbolos auspiciosos de Ganesha que representa boa sorte e boa fortuna. Geralmente está representado na mão aberta que abençoa (algumas representações contêm a swastika, outras o símbolo Om).


27. Concha

O som alto da concha lembra o som dos elefantes. Assim, Ganesha com a sua concha lembra aos seus devotos para o adorarem com orações.


28. Taça de frutas

A tigela junto aos pés de Ganesha simboliza a riqueza material ao nosso alcance se seguirmos o caminho certo. O ananás representa o dar e partilhar. A manga representa o mais elevado estado do espírito. O côco simboliza o ego, macio e suave por dentro e duro e áspero por fora.


29. Prasada

Representado ou pela tigela de frutas ou pela de laddu (ou ambas) e simbolizam oferendas de alimentos vegetarianos a Ganesha que é consumida pelos devotos depois da adoração.


30. Flores

Aos pés de Ganesha. Representam oferendas a Ganesha.


31. Pena de pavão

Símbolo do hinduísmo que representa os poderes divinos.



Fonte(s): The Spiritual Indian, Bhawatã, Sacred Elephants,

Artigos relacionados


Ganesha, O Removedor de Obstáculos

Ganesha, O Removedor de Obstáculos

Ganesha, ou Ganapati, é um dos mais importantes deuses da mitologia hindu, mas também adorado no Budismo e no Jainismo. Altamente reconhecido pelo seu corpo humano com cabeça de elefante que representam o físico e o espírito, (...) Ler mais

  • 0
9 Regras para Ter um Ganesha em Casa

9 Regras para Ter um Ganesha em Casa

Ganesha é um dos principais deuses hindus e a sua aparência única faz dele uma figura reconhecida por quase todo o mundo. É auspicioso ter uma imagem de Ganesha em casa ou no trabalho, mas só se forem seguidas (...) Ler mais

  • 0
Os 108 nomes de Ganesha

Os 108 nomes de Ganesha

O número 108 tem um simbolismo sagrado no hinduísmo. Como acontece com quase todos os deuses hindus, são atribuídos 108 nomes que variam consoante as características e poderes da representação de um determinado deus. A lista (...) Ler mais

  • 0

Produtos relacionados