9 Regras para Ter um Ganesha em Casa



Ganesha é um dos principais deuses hindus e a sua aparência única faz dele uma figura reconhecida por quase todo o mundo.

Por ser o deus da felicidade, da alegria e da prosperidade, mas também o deus removedor de obstáculos, faz com que seja adorado não só em templos, mas também em casas.

É auspicioso ter uma imagem de Ganesha em casa ou no trabalho, mas só se forem seguidas (rigorosamente) determinadas "regras":


1. Fora do hinduísmo

Não existe nenhuma regra que determine que alguém tem que ser hindu para ter uma figura simbólica de Ganesha em casa. Pode-se dizer que a única regra é que a pessoa saiba o que ela representa e que a respeite. A única diferença é que a estátua representará mais um símbolo para os não-hindus do que uma figura religiosa para a qual os hindus rezam.


2. Onde Colocar uma Estátua?

Muitas pessoas desconhecem que uma imagem de Ganesha em casa deve estar localizada em locais específicos.

De acordo com a Ayurveda, uma imagem de Ganesha deve estar colocada no canto nordeste da casa, onde está também localizada a sala de meditação (Pooja).

Nunca colocar a imagem directamente no chão porque revela desrespeito. O local deve estar também limpo e arrumado.

Deve ser colocado num lugar alto para que Ganesha possa olhar pela família e protegê-la.

Uma dos melhores locais é na entrada principal da casa. Acredita-se que assim Ganesha pode proteger a casa do mal e oferecer boa sorte a quem lá vive. Muitos hindus colocam uma estátua por cima da porta fazendo dele o guardião da casa.

Também pode ser mantida num armário ou caixa com outras estátuas e ornamentos, desde que Ganesha não toque em nenhum dos outros objectos. Deve estar a uma distância de, pelo menos, 1cm de qualquer outra coisa.

Como Ganesha é também o deus da educação, da sabedoria e do conhecimento e está associado aos livros, é também muito popular e auspicioso colocar uma estátua numa estante.


3. Ganesha e as Cores

As estátuas de Ganesha apresentam-se em diversas cores, desde azul, dourado, cinzento, verde, castanho, amarelo, etc.

Pessoas que procuram felicidade, paz e prosperidade devem adquirir uma estátua de Ganesha em branco. Deve ser colocada também uma fotografia de Ganesha em branco (mas em locais diferentes).

As estátuas vermelhas ou alaranjadas (do tom do açafrão) simbolizam a ascensão espiritual do homem e a abertura gradual do chakra da coroa. É indicada para quem procura crescimento espiritual e deve ser adorada diariamente.


4. Sentado ou em Pé?

A estátua mais comum é aquela em que Ganesha se encontra sentado. Acredita-se que nesta posição Ganesha está a meditar representado calma e tranquilidade. É a estátua indicada para casas. Ganesha, nesta posição, observa a família protegendo-a. No entanto, existem duas variantes: uma em que Ganesha tem as pernas cruzadas simbolizando a meditação, enquanto que na outra tem um pé no chão demonstrando preocupação com as vidas daqueles que o adoram.

Outra estátua também habitual é a de Ganesha em pé, mas a sua simbologia é totalmente diferente. É mais indicada para escritórios e outras áreas de trabalho porque simboliza poder, atitude e entusiasmo. Também aqui existem duas variantes, uma em que Ganesha tem os dois pés no chão e outra em que um dos pés está apoiado num rato, conhecido como o seu "veículo" cujo significado é o de mostrar a sua capacidade para resolver quaisquer problemas que a ele se apresentem.

Menos comum é a estátua de Ganesha deitado que representa ostentação e conforto, mais indicado para casas e a estátua de Ganesha a dançar em movimentos graciosos simbolizando a dança da destruição (tal como as representações do seu pai Shiva) não sendo por isso muito usual em casas nem espaços de trabalho.


5. Inclinação da Tromba

Antes de comprar uma estátua, é muito importante que tenha em atenção a orientação da tromba que, de acordo com a inclinação, tem simbologias diferentes, mas todas profundas e poderosas.

Existem três tipos de orientação: inclinada à esquerda, à direita e esticada ao centro.

A forma de avaliar a orientação da tromba é observar o ponto de partida e não a forma como termina, ou seja, é a primeira curva a seguir ao rosto que é avaliada, independentemente de terminar do lado contrário. Por exemplo, se a primeira curva estiver orientada para o braço esquerdo de Ganesha, mas a terminação da tromba inclinar para a direita, a inclinação é à esquerda e vice-versa.

É altamente recomendável a inclinação à esquerda para casas. Acredita-se que está associada à lua e tem uma energia mais feminina, doce e relaxante. Oferece felicidade e sucesso ao lar.

A inclinação à direita é uma escolha muito exigente e muito difícil em casas e é por isso mais utilizada em templos porque requer adoração diária. Qualquer falha no ritual, desperta ira em Ganesha. De contrário, se o ritual for cumprido escrupulosamente todos os dias, os resultados são muito rápidos se a adoração for intensa e sincera. Acredita-se que esta inclinação está associada ao sol e ao fogo e tem uma energia masculina e de poder.

Se Ganesha tiver uma tromba esticada ao centro simboliza que o Nadi Sushumna (um dos três principais canais de energia) está totalmente aberto, e se a terminação estiver levantada no ar significa que a Kundalini atingiu o chakra da coroa permanentemente. São estátuas que simbolizam a iluminação de Ganesha e são extremamente raras e especiais.

6. Detalhes

As estátuas existem numa grande variedade, umas mais simples, outras mais complexas.

Os hindus, geralmente, optam por peças mais detalhadas e ricas em mensagens simbólicas. Já as mais simples, são mais populares para quem adquire mais para decoração auspiciosa do que para adoração.

Certifique-se de que a estátua contém um rato aos pés de Ganesha e um Modak (doce indiano) na mão esquerda. Isto é auspicioso. O rato representa os desejos humanos que crescem continuamente. Está sempre aos pe´s de Ganesha mostrando que podemos ter desejos mas nunca podemos nos deixar controlar por eles. Para terminar, o doce representa a recompensa doce que a pessoa irá obter quando percorrer o caminho da iluminação.

Outro detalhe importante: é sempre preferível um Ganesha alegre e quanto maior a barriga, melhor, porque representa a digestão pacífica de tudo o que é bom e mau na vida.


7. Só um Ganesha

No altar deve existir somente uma representação de Ganesha. Duas ou mais imagens contrariam a energia e desiludem as esposas de Ganesha.


8. Oferendas

Os devotos devem oferecer erva fresca a Ganesha diariamente, entoando de seguida o mantra Ganapati (Om Gan Ganapataye Namah).

Acredita-se que a Swastika é um dos símbolos de Ganesha e, por isso, deve estar presente no altar junto à estátua. Representa boa sorte.

Ganesha adora hibiscus vermelhos e é a sua flor e cor preferidas.

Embora o Tulsi (manjericão sagrado) seja muito especial para os hindus e muito utilizada em rituais, não deve ser oferecida a Ganesha porque está associado a uma maldição mútua entre Tulsi (filha de Dharmaraja, deus da justiça) e Ganesha.

Podem ser oferecidos alimentos como Modak que é o preferido de Ganesha e consiste num bolinho indiano de côco e açúcar mascavado, bolinhos de arroz tufado, laddus (outros bolinhos indianos de farinha, açúcar e frutos secos) e bananas. Ganesha adora alimentos doces.

Pode ser colocado no altar uma concha de búzio (algumas estátuas já contêm este elemento).

Podem ser oferecidos outros alimentos desde que sejam vegetarianos, e que não contenham cebola, alho e raízes.

Nenhuma oferenda de comida a Ganesha pode ser provada ou consumida desde que se faça Prasad (oferenda de comida vegetariana que é consumida pelos devotos depois do culto).



9. Lembrar o Simbolismo

Sempre que olhar para a sua estátua de Ganesha, lembre-se do seu profundo simbolismo. Ganesha é o símbolo da perseverança no rosto da adversidade que está junto a nós para nos mostrar o caminho da felicidade, da paz interior e do sucesso na vida. Tem vindo a abençoar devotos desde tempos imemoriais. É o deus removedor de obstáculos que ajudará a humanidade a superar os seus problemas tal como ele superou os seus.



Fonte(s): The Spiritual Indian, Zen Inspiration

Artigos relacionados


Ganesha, O Removedor de Obstáculos

Ganesha, O Removedor de Obstáculos

Ganesha, ou Ganapati, é um dos mais importantes deuses da mitologia hindu, mas também adorado no Budismo e no Jainismo. Altamente reconhecido pelo seu corpo humano com cabeça de elefante que representam o físico e o espírito, (...) Ler mais

Rudraksha, a Lágrima de Shiva

Rudraksha, a Lágrima de Shiva

Rudraksha é uma palavra sânscrita que significa Senhor Shiva e Lágrimas, "Rudra" e "Aksha", respectivamente. De acordo com o Shiva Purana, certa vez Shiva entrou em meditação profunda para o bem estar de todas as criaturas vivas (...) Ler mais

A Simbologia de Ganesha

A Simbologia de Ganesha

Ganesha carrega uma grande simbologia. Nas suas mãos podem ser vistos diferentes objectos que variam consoante o propósito da representação. Das inúmeras simbologias, que variam consoante a representação de Ganesha, destacamos (...) Ler mais

Produtos relacionados