A Simbologia das Cores no Hinduísmo



Para os hindus, as cores desempenham um papel muito importante na religião e na cultura e contêm um significado muito profundo, transcendendo valores puramente decorativos.

Os artistas hindus utilizam cores nas divindades e na indumentária para representar as suas qualidades. Utilizadas adequadamente, devem criar um ambiente que proporcione alegria.

Falaremos neste artigo das cores principais, utilizadas em cerimónias religiosas como o vermelho, o amarelo, o açafrão, verde (das folhas) e o branco (da farinha de trigo).


Vermelho

No hinduísmo, o vermelho é a cor com mais elevada importância e a mais frequentemente usada de forma auspiciosa em celebrações como casamentos, nascimentos, festivais e eventos religiosos.

Simboliza a pureza e os conceitos positivos. É a cor da Shakti (que representa a energia feminina e o poder).

Uma marca vermelha é colocada na testa durante ocasiões importantes e em cerimónias para simbolizar a pureza. Como símbolo do casamento, as mulheres vestem uma indumentária (sari) vermelha e colocam pó vermelho no risco do cabelo que geralmente é feito no centro da cabeça.

Também é utilizado um pó vermelho para ser atirado às estátuas de divindades durante as orações. Às divindades protectoras, corajosas, destruidoras do mal e caridosas é frequentemente colocado um vestido vermelho. A deusa Durga é uma das divindades que possui estas qualidades respeitáveis.

Quando uma mulher morre, o seu corpo é envolvido num pano vermelho para posteriormente ser cremado.

Como a argila da terra é vermelha e produz muitas colheitas, a cor vermelha é também representativa da fertilidade.

Como cor ousada, simboliza emoções como paixão, sensualidade, poder e força.


Açafrão

A cor mais sagrada no hinduísmo.

É composto por tons amarelo, dourado e laranja.

Semelhante à cor do fogo, representa o fogo e as impurezas que são queimadas pelo fogo.

Simboliza a pureza (que provém da queima de objectos), a limpeza e a abstinência religiosa.

É a cor dos homens santos e dos ascetas que renunciaram ao mundo físico e que estão em missão de limpeza e eliminação de impurezas e do mal no mundo. Também é uma cor representativa da leveza e da sabedoria, qualidades que os monges hindus possuem.

Usar a cor açafrão demonstra busca pela luz.

É a cor da batalha dos Rajputs (a casta guerreira).


Verde

É a cor das festividades.

Em Maharashtra (um dos estados da Índia), é a cor que representa a vida e a alegria. Por esta razão, as viúvas não vestes roupas de cor verde.

Todas as divindades hindus estão associadas ao verde porque simboliza a paz, a harmonia e a felicidade. É considerada uma cor que simboliza a mesma tranquilidade e calma evidente nas divindades e no mundo natural.

É uma cor que estabiliza a mente e acalma os olhos.

Elementos verdes, como folhas, são usados em muitos rituais hindus porque é a cor representativa do mundo natural que as divindades criaram.

Também simboliza a fertilidade e o renascimento que estão presentes na natureza.


Amarelo

É a cor do conhecimento e da aprendizagem.

Simboliza a felicidade, a paz, a meditação, a competência e o desenvolvimento mental.

É a cor da primavera e da activação da mente.

A roupa do Senhor Vishnu, o deus da conservação, que é amarela, simboliza a sua representação do conhecimento. Krishna e Ganesha também vestem indumentária amarelo.

Como a cor do sol, simboliza o sol (como a luz), o calor e a felicidade. Além disso, devido à presença abundante do sol durante a primavera, o amarelo simboliza novos começos e desenvolvimentos.

Nos festivais da primavera são habitualmente usadas roupas amarelas e também a comida é amarela.

As raparigas solteiras usam amarelo para atrair um companheiro e manter afastados os maus espíritos.


Branco

É uma misturas de sete cores diferentes e, por isso, representa um pouco as qualidades de cada uma.

Simboliza a pureza, a limpeza, a paz e o conhecimento. A limpeza da cor branca representa novos começos e o renascimento.

Saraswati, a deusa da sabedoria, é sempre representada com um vestido branco e sentada sobre uma flor de lótus branca. Outras divindades importantes que têm as qualidades da inocência, da pureza e da tranquilidade também usam detalhes brancos nas suas vestes.

Os brâmanes, casta sacerdotal, estão associados ao branco e os líderes religiosos cobrem-se de cinzas brancas para representar o seu nascimento espiritual.

Também é a cor da morte e do luto usada em cerimónias fúnebres por homens e mulheres. As viúvas vestem vestidos brancos enquanto lamentam a morte porque é uma cor de reflexão e de separação da sociedade enquanto estão de luto.


Azul

Brahma, o deus da Criação, deu o máximo de tonalidade azul à natureza: o céu, os oceanos, os rios e os lagos, tornando o azul a cor da tranquilidade na natureza.

Uma divindade que possua as qualidades da bravura, bondade, masculinidade, determinação, protecção, capacidade de lidar com situações difíceis, mente estável e profundidade de carácter é representada com a cor azul.

Vishnu, Shiva, Rama e Krishna, que protegem a humanidade e destroem o mal, são descritos como tendo a pele azul.

Os hindus vêem o azul escuro como a representação da calma e da intuição.



Fonte(s): Janih, About Hinduism,

Artigos relacionados


Aventurina Verde, a Pedra da 'Boa Sorte'

Aventurina Verde, a Pedra da 'Boa Sorte'

A aventurina verde é uma pedra de optimismo e entusiasmo pela vida. É um harmonizador geral que protege o coração. A essência desta pedra é a da primavera irrompendo depois de um inverno longo e escuro. A sua frequência estimula a (...) Ler mais

Símbolos A-M (Significados)

Símbolos A-M (Significados)

A criação de símbolos é uma característica muito enraizada no ser humano desde tempos imemoráveis. Neste artigo serão explicados os significados dos símbolos que são utilizados ou frequentemente referidos no Namaskar. (...) Ler mais

Símbolos N-Z (Significados)

Símbolos N-Z (Significados)

A criação de símbolos é uma característica muito enraizada no ser humano desde tempos imemoráveis. Neste artigo serão explicados os significados dos símbolos que são utilizados ou frequentemente referidos no Namaskar. (...) Ler mais

Produtos relacionados