Colar com Buda Hotei (cor bronze)

  • Referência: AT081
  • Disponibilidade: Em stock

/

  • 5,00€


Colar com pendente de Buda Hotei.


Pendente: Buda em metal com 2 faces (cor bronze)

Tamanho do pendente: 1x1cm

Cordão: couro encerado com acessórios metálicos (cor prateado)

Comprimento do cordão: 45cm


Buda Hotei

Hotei (Japão), também conhecido como Pu-Tai ou Budai (China), foi um monge budista chinês da Escola do Budismo Zen que viveu no séc. X. Ao longo dos últimos anos ganhou os nomes carinhosos de Buda Gordinho, Buda da Felicidade, Buda da Abundância, Buda Sorridente, entre muitos outros.

É representado sempre com uma grande barriga e grande sorriso. Diz a lenda que Hotei era um homem obeso, excêntrico, muito bondoso, alegre e muito amigável que viajava de aldeia em aldeia carregando um saco cheio de doces e frutas para oferecer às crianças que felizes se reuniam à sua volta. Hotei, feliz, ria profusamente da alegria das crianças. Alguns aldeões achavam-no um louco por rir tanto, mas a sua gargalhada era tão contagiante que rapidamente todos esqueciam os seus julgamentos e desatavam à gargalhada também. Começaram então a esperar por Hotei porque se sentiam na presença de um mestre e riam, embora sem qualquer motivo, mas riam alegremente. Aos poucos, as pessoas começaram a perceber que os seus sentidos estavam mais aguçados, sentiam-se mais leves, purificados e com uma profunda sensação de bem-estar. Hotei não ria de ninguém nem de piadas, ria para celebrar a existência, a alegria da vida. Era um homem muito compassivo, um Buda que não tinha filosofias, nem escrituras, ideologias ou teorias nem conceitos para transmitir, os seus ensinamentos eram a sua presença alegre e através do riso ensinava a iluminação.

Séculos mais tarde, surgiu a ideia que identificava Hotei como uma encarnação do Buda Maitreya (o Buda do Futuro ou da Próxima Era) uma vez que o significado de Maitreya é "O Adorável". Assim, começaram a surgir representações de Maitreya careca, sorridente e robusto. Embora muitos eruditos fizessem distinção entre as duas representações, a imagem ganhou popularidade e gradualmente Hotei/Maitreya passou a ser visto como o deus da prosperidade, da abundância e da boa sorte e hoje em dia é uma das formas de Maitreya mais retratadas em toda a Ásia Oriental.

De acordo com a lenda, esfregar a barriga de Hotei traz prosperidade, boa sorte e riqueza.

Há quem se refira a Hotei como a representação do Buda Gautama após deixar as práticas ascéticas. Ao voltar a alimentar-se tornou-se saudável e robusto. Mas não está correcto. Hotei é uma divindade chinesa com forte presença no Japão e no Vietname. Gautama é uma divindade indiana que apesar de ter deixado as práticas ascéticas, seguiu sempre um caminho do meio, sem extremos. Na alimentação não comia pouco nem muito. Não há razões que indiquem que Gautama se tinha tornado obeso. Acredita-se sim que os nomes Budai (Hotei na China) e Buda tenham sido baralhados e tenha gerado toda esta confusão.

Informação
Conteúdo Folheto informativo sobre o símbolo
Embalagem Saco de papel reciclado + Etiqueta de papel autocolante (Ecoponto Azul)
Envio Caixa de cartão reciclada e/ou Envelope reciclado (Ecoponto Azul)

Faz login ou regista-te para poderes comentar e avaliar.