Vajra

  • Referência: ADS026
  • Disponibilidade: Em stock

/

  • 10,00€



Decoração em vinil autocolante para aplicação nas mais diversas superfícies, desde paredes a mobiliário, carros ou até mesmo vidros e espelhos.

Material muito resistente e durável, de fácil aplicação e removível.

Disponível em várias cores e tamanhos.


Vajra

Vajra provém do sânscrito e significa tanto diamante como raio.

É um objecto de ritual associado ao budismo tibetano da corrente Vajrayana, onde é chamado de Dorje.

O Vajra representa a indestrutibilidade de um diamante e a força invencível de um raio.

Podem ser compostos por 3, 5 ou 9 raios (abertos ou fechados), com formas e tamanhos diferentes. O mais comum é o de 5 raios que contém 4 raios externos e 1 interno, o central, e representa os Cinco Dhyani Budas e as suas Cinco Famílias, mas também os cinco venenos (raiva, ego, desejo, inveja e ignorância) e as cinco sabedorias (sabedoria clara como espelho, equanimidade, sabedoria discriminativa, sabedoria que tudo realiza e natureza da mente).

No centro existe uma pequena esfera que representa o Dharmata, a natureza intrínseca de tudo, a verdade suprema. Em seu torno, e dependendo do tamanho do vajra, encontram-se três anéis que representam a três Portas da Libertação (o vazio, a ausência de imagens e a ausência de objectivo). De cada lado, encontram-se duas flores de lótus, cada uma com oito pétalas, de um lado estão representados os oito grandes Bodhisattvas e do outro os seus respectivos consortes. Contém logo de seguida um anel que representa a realização do Bodhicitta, a Grande Compaixão. Para além deste anel, pode conter ainda outros seis anéis que simbolizam a generosidade, a paciência, a conduta moral, a alegria, a concentração e a sabedoria.

O Vajra Duplo é uma combinação de dois vajras cruzados que interceptam na esfera central e apontam para os quatro pontos cardeais. Simboliza o princípio da estabilidade absoluta, a fundação e a sustentação do Universo. É frequentemente usado como um selo e muitas vezes é inscrito na base de estátuas budistas como símbolo de protecção para guardar orações e relíquias no seu interior.

Embalagem
Contém instruções de aplicação

Faz login ou regista-te para poderes comentar e avaliar.